agosto 01, 2007

Bergman & Bergman

Quando vou no carro de rádio ligado, ou tenho um dos meus cd's preferidos ou sintonizo a Rádio Europa Lisboa. Ficou-me isto do tempo da Rádio Paris Lisboa que transmitia noticiários à hora certa em português e às meias-horas em francês ou vice-versa e eu queria melhorar o meu francês. A Paris Lisboa foi extinta, como acontece a muita coisa por aí, e substituída pela Europa Lisboa. Os noticiários em francês acabaram (apenas se mantém a Radio France International à noite, com entrevistas bem interessantes, diga-se de passagem) mas em compensação passa imenso jazz daquele que eu gosto, talvez um pouco démodé para alguns mas não para mim. Para além disso tem algumas rubricas que me agradam e os noticiários são fidedignos.

Daí o meu espanto quando ontem, a propósito da morte de Ingmar Bergman, a crónica resumo da vida do realizador terminava mais ou menos assim: "IB morreu na ilha sueca de Faaro, para onde se retirara após a morte da sua mulher, Ingrid Berman."

Eu, que sou muito rápida a tirar conclusões, pensei logo coisas como:

Mas estes gajos são parvos?
Incompetentes do caraças!
Não sabem fazer uma porcaria duma pesquisa biográfica como deve ser?
Eu que até gostava desta rádio...
Francamente, lá porque se chamam os dois Bergman e eram suecos, pronto, têm logo de inventar um casório e sei lá que mais...

Hoje ao pequeno almoço no café até comentei a coisa com o meu vizinho naquela de... vê lá tu o que os gajos da REL disseram e patati e patatá...

É que para mim, para além de serem suecos, ligados ao cinema e se chamarem Bergman só tinham mais em comum o facto de a Ingrid ter protagonizado uma das personagens de Sonata de Outono do Ingmar.

Pois é. Tenho de deixar de ser tão rápida nestes juízos de valor. Então não é que a última mulher do Ingmar se chamava mesmo Ingrid? E Bergman por ter casado com ele...

Isto realmente há muitas Marias na terra...

5 comentários:

Di Napoli disse...

E para quando uma retrospectiva da obra do mestre sueco? Até podia ser no Quarteto, por ex., ou no King... ;) Era bom, não?
(Bergman's à parte, concordo contigo sobre o excelente jazz na EuropaLX!)
Beijinhos!

tcl disse...

por acaso...
há tantos filmes que vi quando era tão miúda, que bem gostava de os rever com os olhos de hoje. Vais ver que agora que ele morreu, vamos ter aí uma retrospectiva não tarda.
Bjs!

Anónimo disse...

Il n'y a qu'une Ingrid Bergman, meme s'il y a beaucoup de Marias. Si je m'appelais Brigitte X, j'éviterais d'épouser un Mr Bardot, ou sinon je garderais mon nom d'origine..
O vizinho

tcl disse...

Eh oh voisin!
Dis-moi: comment pourrais-tu t'appeller Brigitte, si tu est mon voisin et pas ma voisine?

Anónimo disse...

Informação : pode se ver o ultimo film do Bergman "Saraband" no King a meia noite sabado e domingo, pas tres rigolo, solitudes, séparations, vieillesse, mais fort.
Brigitte