agosto 08, 2007

globetrotters

Hoje recebi um e-mail do meu amigo Roland, dando-me conta da sua última viagem e das próximas 3 que tem programadas.

Conheci o Roland aqui há uns anos numa viagem que fiz à Islândia e desde aí recebo uns dois ou três mails destes por ano, que me fazem sempre ficar roída de inveja.

O Roland é canadiano do Québec, portanto de língua francesa. Embora eu domine melhor o francês que o inglês, acabava por conversar sempre com ele em inglês, de tal forma o sotaque do homem era fechado. Partiu para a Islândia com uma malinha minúscula e um blusão de verão azul turquesa. Embora fosse Agosto, rapou um frio dos diabos, mas nem assim comprou um casaquinho mais robusto, o homem deve poupar tudo o que ganha lá da venda dos pinheiros para viajar (é esse o negócio dele - esperar que os pinheiros cresçam e cortá-los, ele há vidas duras...).

Então, a imagem que tinha dele era a de um tipo com umas calcitas beijes de paninho, uma t-shirt cor-de-rosa e o dito blusão azul turquesa, de forma que imaginem o esforço que tive de fazer para não me escangalhar a rir quando uns tempos depois ele passou por Lisboa, veio jantar cá a casa e, quando abro a porta, dou com o Roland a rir para mim com as ditas calcitas beijes, a t-shirt cor-de-rosa e o blusão azul-turquesa.

Bom, adiante.

O meu amigo Roland, cuja idade não sei ao certo, mas deve andar pelos sessentas e tais, tem por objectivo de vida visitar 100 países. Acho que deve conseguir, já que a madeira deve render lá no Canadá e, neste último e-mail, acabado de regressar da Mongólia, já ia em 65.

Eu até sou uma rapariga viajada, ainda hoje estive aqui a pôr bolinhas vermelhas num mapa-mundi assinalando os sítios onde já estive para não ficar com tanta inveja do Roland, ó:


Eu gasto pouco dinheiro em roupas, sapatos, malas e essas coisas.

Desoriento-me um bocado com livros, perfumes e cremes, de resto poupo o que posso para viajar.

Mas 100 países? Não é que eu queira coleccionar destinos, não é isso.

Mas há tantos, mas tantos sítios onde eu gostava de ir e ainda não fui, que acho que a vida toda não me vai chegar, por menos sapatos, roupas e malas que compre.

2 comentários:

gir@f disse...

olha há quem não entenda, mas eu também mais depressa gasto dinheiro numa viagem que em bens materiais.
haja dinheiro, quando quiseres companhia já sabes

SC disse...

Custa-me vir aqui comentar sempre o mesmo, que estou de acordo, mas... Concordo em absoluto! Haja dinheiro para viajar!
Das duas vezes que fui aos saldos desta estação acabei a comprar livros.