agosto 10, 2007

da gíria tauromáquica



Não gosto do conceito de tourada. Tenho pena dos bichos, racionalmente acho o espectáculo bárbaro e essas coisas.

Mas lá no fundo deve haver um gene qualquer aqui bem enraízado que me puxa para a frente da TV quando há uma transmissão de tourada e que me faz vibrar com a beleza do espectáculo dos cavalos a fintar os touros, com a coragem dos forcados nas pegas, com aquele medo básico da investida do animal. Ao toureio a pé já não acho graça nenhuma.

Isto deve ser mesmo uma coisa que nos está no sangue. Quando era estudante e ia às garraiadas de agronomia no Campo Pequeno, havia sempre uma pega que era feita por raparigas (excepto a primeira ajuda que era um rapaz, em geral bem coladinho à menina que ia à frente). Uma dessas malucas era a minha colega Carminho, magrita, de ar frágil e pele de maçã. Quando uma vez lhe perguntei o que a fazia pôr-se assim à frente de uma vaca brava, ela respondeu-me: "olha T, o medo é tanto, mas tanto, que me dá um frisson quase orgásmico." Ok. Há gostos para tudo.

Assisto a estas transmissões e delicio-me sempre com a pateta e marialva gíria que faz parte da coisa, ou seja da festa.

- Um verdadeiro aficcionado diz toiros e não touros.

- Aos pauzinhos com fitinhas às cores que os cavaleiros espetam no cachaço dos touros chama-se ferros. Há os curtos e os compridos.

- Uma reunião, não é uma série de pessoas à volta de uma mesa a discutir um assunto, mas sim o momento em que o cavalo e o touro de encontram para o cavaleiro espetar o ferro.

- Um forcado fechado na córnea não tem qualquer problema de visão, apenas ficou bem encaixado nos cornos do bicho.

- Receber a alternativa, não significa que nos anos o cavaleiro recebeu umas calças de bombazine beije em vez dos jeans que tinha pedido, mas sim que adquiriu o estatuto de profissional.

E há mais, mas agora não me lembro.

E claro, forcado que é macho mesmo, apresenta-se até ao fim do espectáculo com a cara cheia de sangue do touro, sem pensar que lhe podia passar com a manga da camisa e sempre ficava com um ar mais composto.

3 comentários:

gir@f disse...

Tocas-te num tema delicado.
Eu, por exemplo, gosto do espectaculo em si, mas lá está...faz-me confusão espetarem o animal, acho que a coisa podia ser feita de outra forma.
Aqui mesmo ao lado, naquele pais vizinho pronto...nem se fala.
Cada um pensa da sua forma, estes animais nos matadouros também sao mortos sem piedade, não se faz é espectaculo com isso.Mas é como tudo, nas aldeias a matança do porco também era (agora é proibido) uma festa.
Aqui entre nós faz-me mais confusão o que fazem aos animais nos laboratórios das empresas de cosmética

Gonçalves disse...

Não não, desculpa lá mas da tourada ou se gosta ou não. Nunca se fica num meio termo.
"Primeiros", aquela raça de "toiro" nasce para a lide e mais nada. Não se come carne de toiro bravo, não vale a pena."Sigundos", qualquer toiro de corrida tem uma assistência médica que chega a ser melhor que a di cidadão comum.
"Terceiros", segundo ouvi e li uma vez, há uma festa tradicional para os lados do Bombarral que um dos "divertimentos" é vendar as pessoas que de pau em riste tentam acertar numa galinha enterrada no chão e apenas com a cabeça de fora. Isto sim é barbaro e estúpido. "Quartos", a tourada é arte, acredita que é. "Cinco", o toiro investe não por reacção ás farpas nem aá dor, mas porque é um animal bravo. coitado do toureiro e do forcado se o toiro tivesse noção do real tamanho de cada um. "Sextos", ontem assisti a um acto de bravura enorme durante uma pega, viste? Um forcado que se deitou em cima de outro (esse sim, atingido com um corno na córnea), para o proteger de nova investida? vistes vistes?
Tens que assumir que gostas, vá, se os outros conseguem, tu também consegues. Tá um ganda comment, na tá? Xau

tcl disse...

ok, ok, eu assumo, aliás já o tinha dito. eu gosto do espectáculo. toureio a cavalo e pegas gosto mesmo, por isso é que fico em frente à televisão a ver aquilo, e tv é coisa que praticamente não consumo.
e ontem, só não fui ao campo pequeno, porque já não tinha lugar ao pé das amigas que me convidaram.
mas acho graça à gíria, que queres?

e obrigada pelo "ganda comment"!