agosto 22, 2007

anagramas, capicuas e outros

Sempre achei graça a anagramas, como aliás acho graça a puzzles, quebra-cabeças e outros disparates que parece que só servem para perder tempo, mas lá nos vão estimulando o córtex cerebral assim como uma espécie de jogging para os neurónios.

O meu nome, por exemplo, presta-se a bastantes variações: Rosa Penha Sulcete, Sara Poentes Chulé, Nucha Perestelo Sá são algumas delas, sendo que Helena Casse Prout é o must inventado por um amigo de Paris.

Também gosto de procurar palavras estilo capicua: anona, sopapos, mexem, marram, salas, socos, seres, matam, ovo, rapar, rasar, ralar e por aí fora.

Outro ramo da coisa são as palavras que se podem ler nos dois sentidos mas com significados diferentes: servil e livres, luar e Raul, ramo e Omar, roma e amor, ataca e acata (então quando calha os significados serem quase opostos ainda melhor).

Outro jogo parvo é o que se faz com siglas. TWA (Travel With Angels), SABENA (Such A Bad Experience Never Again), TAP (Take Another Plane) ou VISA (que tanto pode ser VI-te a Sonhar Acordado, VInho Suor e Amor ou Vai Imediatamente Sacar A massa) conforme os gostos.

Se alguém se lembrar de mais, que agora não me ocorram...

4 comentários:

Pitx disse...

há duas ou três com a utilização de siglas que me recordo logo assim de caras: a dos pacotes de açucar da sempa (salazar envia militares para áfrica), a do general eanes (em alcains nasceu este sacana) e se calhar a minha favorita:

o meu instrutor era um valente cromo - mas gente do melhor, atenção - e não passava um dia sem que mandasse a sua piada (tenho de fazer um post dedicado a ele). um dia íamos atrás duma camionete de leite e ele pergunta-me:
- sabe o que quer dizer aquilo (ucal)?
- suponho que seja união das cooperativas abastecedoras de leite, não é?
- deveria ser, deveria, mas na realidade quer dizer urina com algum leite.

o mais engraçado é que todas as pessoas que eu conheço que tiraram a carta com ele (era um instrutor fantástico) apanharam com as mesmíssimas piadas.

um mimo.

tcl disse...

O da UCAL é realmente fantástico. não conhecia. entretanto lembrei-me de um que me ensinou o mau pai, creio que do tempo das eleições de 1958 em que concorreu o Humberto Delgado, para o SG FILTRO - Senhor General: Fomos Iludidos. Listas Trocadas. Roubaram Oposição.

Anónimo disse...

Capicuas:
LuzAzul

--

Socorram-me subi no onibus em Marrocos

--

ÁVIDO?

AMÁ-LA NA TABA, NO TOCO DA CASA,

NO MURO NO PAÇO, NA POÇA,

NA MACA, NA LIVRE SALA,

SERVI-LA NA CAMA,

NA COPA, NO CAPÔ, NO RUMO,

NA SACA DO COTO, NA BATA, NA LAMA...

Ó DIVA!

--

"Seco de raiva, coloco no colo caviar e doceS".

--

Daniela disse...

Com siglas temos aqui no Porto os STCP- serviços de transportes colectivos do Porto, vulgo Somos Transportados como Porcos!