setembro 05, 2007

será assim tão difícil?

Comecei por ficar surpresa, depois um pouco farta e agora já estou a ficar angustiada.

A quantidade de pessoas que me põem coisas escritas à frente onde mostram que não distinguem "informasse" de "informa-se", "lembras-te" de "lembraste", "comesse" de "come-se" e afins, começa a ser preocupante.

É que estamos aqui a falar de pessoas com estudos, bolas.

Isto aprende-se (e não: aprendesse) na escola primária, caramba.

Será assim tão complicado?

Uma vez deram-me, para eu assinar, uma carta que rezava assim: "Em resposta ao V. peido de esclarecimento sobre o assunto em epígrafe...". Se me quisessem mal, nada melhor, hein? Mas tinha sido um lapso, que ainda deu para uma boa risota. Agora isto, francamente, é ignorância, desleixo ou o quê?

8 comentários:

lamia disse...

Então e os "à algum tempo"? Verbo Haver! Houve um tempo. Há algum tempo. :D

É, de facto, incrível, sim. Mas pior ainda são as abreviaturas da treta, que se usam e abusam. As invenções modernas, como: kuando, axo, etc... Onde é que isto irá parar?

SC disse...

AHAHAAH para as letras miudinhas!!

Quanto ao resto... é, de facto, triste.

tcl disse...

eh pá, estava a ver que ninguém reparava nas letras miudinhas...

tive sorte, sabes... muitas vezes leio as coisas em diagonal, não dá tempo para mais. felizmente que o peido me saltou à vista!

gir@f disse...

Eu enfio o barrete � daqueles erros que dou por distrac�o com muita frequ�ncia, escrevo quase sempre no tempo presente como tu sabes e, muito bem, me corrigiste.
Quanto as letras mi�das�.na discuss�o do trabalho final da cadeira de auditoria o senhor professor perguntou-nos o que quer�amos dizer com
�pela analise das conas da empresa a 31/12/1997�
Os trabalhos eram lido e relidos por todos os 5 elementos do grupo�mas aquela parte foi escrita por mim. Esse mesmo professor contratou-me uns anos mais tarde, para ir trabalhar com ele :)

Papoila disse...

É ignorância pura. É triste. Dá para chorar...
As gaffes??? A maior parte são de chorar a rir!!!!

Anónimo disse...

Cara Falabarata,

De facto, tratam-se de erros gramaticais recorrentes, e é com certeza, desesperante saber que a maior parte de nós, portugueses, os comete. E, para exemplo, basta ouvir e ver, todas as manhãs, as lições de "Bom Português" na RTP1: É de bradar aos ceús!

Mas, infelizmente, existem ainda gralhas que, mesmo os mais avisados não deixam de cometer, como por exemplo o "destinguir" em vez do "distinguir"! ; )

tcl disse...

muitíssimo obrigada Ana.

isto é assim, pela boca morre o peixe...

releio sempre os meus posts antes de os publicar e mesmo assim, de vez em quando, lá dou com uma gralha. Desta, grave, não tinha dado conta.

Agradeço sinceramente a chamada de atenção :-)

Anónimo disse...

mariag wrote on Sep 5

"Agora isto, francamente, é ignorância, desleixo ou o quê?"

Voto na "ingnoranssa"...