setembro 02, 2007

expressões usuais na nossa língua

Há muitas expressões que usamos diariamente no nosso discurso e que nem nos damos ao trabalho de pensar de onde vêm. Ontem, numa visita à quinta dos meus sogros, descobri o verdadeiro significado de uma delas.

Depois de uma bela banhoca com água a temperatura adequada à terceira idade (32º) fomos dar a voltinha do costume com os cães: galinheiro, curral dos porcos, vinha, horta e pomar.

Passando pelos marmeleiros, pensei: e se eu apanhasse uns marmelos para fazer marmelada? A minha sogra tem a melhor receita do mundo, é só conseguir acertar no ponto... Nem pensei duas vezes:

- Ó J, vai lá buscar uma cesta para eu apanhar aqui uns marmelos

A volta foi decorrendo, apanhámos os marmelos, uns limões ainda verdes, uma melancia e um molho de coentros.

Às tantas, debaixo de um telheiro, deparamo-nos com uma verdadeira montanha de melões, amarelos e verdes. Pequenitos e tal, mas IMENSOS.

- Eh pá, os teus avós este ano tiveram uma produção de melões que não acaba! Serão bons?
- Acho que sim, mãe. Olha vamos experimentar a abrir um para ver.


A única faca que havia à mão tinha exactamente a forma de um martelo, de maneira que abrimos um melão à martelada. Provámos. Não era nada mau. Escolhi 3 e juntei às outras coisas que estavam no cesto.

Chegados a casa, confessei o crime aos meus sogros:

- Aproveitei para roubar aí umas coisitas na quinta, não faz mal, pois não?
- Apanhaste o quê? Algumas coisas podem estar em tratamento e só o caseiro é que sabe...
- Marmelos, uma melancia, limões, coentros e melões.
- Melões? Mas nós não temos melões. Este ano tivémos poucos e já não há.
- Como, não há? Tem um telheiro lá em baixo atulhado de melões!
- No telheiro? Mas isso são melões de refugo que comprámos para os porcos!
- De refugo? Pronto são pequenitos, mas são bem bons!
- Vocês comeram os melões dos porcos ?!
- E? Tem algum problema?
- Bom, não.


E foi aqui que veio mesmo a propósito:

- Então, se hão-de ir para os porcos...

À saída a minha sogra ainda me deu um pato congelado. Este vai saber a pato...

3 comentários:

Gonçalves disse...

Nada se perde, nada se cria, tudo se transforma. Depois de descascado, corta-se em cubos para dentro de uma panela, cobre-se com açucar, depois de dissolvido leva-se a lume brando com um pauzinho de canela e já está. Doce de melão, é um espectáculo.
Sei que é um comment farôfo, mas é um doce "muita" bom.

tcl disse...

bom, eu já tenho uns 4 ou 5 kg de marmelos para descascar, mas às tantas ainda transformo um dos melões em doce. garantido que é bom? eu gosto de doces com acidez ou ligeiramente amargos: laranja amarga, framboesa, amora, rainha cláudia...

Gonçalves disse...

Eh pá, para mim é garantido porque é doce, muito doce, de ácido não tem nada. É uma receita da minha mãe que a Isabel faz quando os melões são assim tipo...pepino, tás a ver?
Experimenta, é mais fácil q arroz doce!