janeiro 27, 2008

pensamentos encadeados

Sentei-me aqui para trabalhar. Como a vontade é pouca, a coisa vai andando devagarinho, mas vai andando. Como sempre, ponho música, tenho andado a ouvir um best of Elis Regina, um cd duplo já com uns anos que se chama Eternamente e que começa com Maria, Maria do Milton Nascimento.

Começaram a vir-me à cabeça outras músicas do Milton, como eu gosto daquela voz forte e doce que parece ter um eco de si própria. Lembrei-me de um tema que adoro, Itamarandiba, e apeteceu-me pô-lo aqui. Não o encontrei no youtube, mas logo à cabeça estava a Canção da América. 1980, estudo e namoro pelas noites fora, sebentas da faculdade por cima da mesa, folhas rabiscadas quase até ao Sol raiar e muitas vezes o Milton a cantar esta e outras músicas ao fundo.

Foi uma época de Milton até ao enjôo. Depois vieram os cd's, tudo o que eu tinha dele e ainda tenho era em vinil, de forma que estive uns tempos longe do Milton. Aqui há uns dois ou três anos comprei uma colectânea num cd duplo. Não é a mesma coisa que os outros discos, mas é melhor que nada (ando há que tempos a ver se encontro uma agulha para o meu gira-discos, mas nem sei bem onde procurar... tanta coisa antiga que quero ouvir outra vez...). Em resumo, continuo a amar o Milton Nascimento.

Fica aqui a Canção da América para recordar, e a letrinha para quem não sabe.



Amigo é coisa para se guardar
De baixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na américa ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver o seu amigo partir

Mas quem ficou, no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou, no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou

Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam não
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração

Pois seja o que vier, venha o que vier
Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.

4 comentários:

Pitx disse...

http://rapidshare.com/files/19372217/1980_Sentinela.rar.html

MariaV disse...

Ai que saudades!

tcl disse...

Pitx, há comentários minimalistas mas que trazem muita música por trás! Mil obrigadas. Já cá canta tudo em menos de 10 minutos. Há coisas fantásticas, não há?

beijos com amizade

Sofia K. disse...

Como eu gosto de ouvir vinil... é diferente, é tão mais mágico! As vozes não são as mesmas em cd, tirando a Gal Costa, que eu acho que tem voz de disco de vinil. Ao fim de semana só oiço os meus discos antigos, uma colecção que vai aumentando em cada feirinha de antiguidades e velharias... Como eu te percebo!

bela escolha musical para começar o dia, é tão bom ter amigos assim!

beijinhos