janeiro 12, 2008

cinco dias em marraquexe - da estrada

Dos cerca de 2600 km de estrada que nos levam de Lisboa a Marraquexe e de novo a Lisboa, o meu amigo proprietário da furgoneta em que fomos só me deixou guiar cerca de 600, metade para cada lado. Em viagens grandes parece-me bem partilhar a condução, tanto mais que dos três viajantes apenas dois tinham carta, mas o meu amigo lá me foi enrolando com aquela do "não estou cansado", "ali mais à frente já trocamos" e outras frases do mesmo teor.

Agora que já voltámos e que correu tudo bem, posso dizer que felizmente que não guiei mais, pois cada troço de 300 km custou-me a módica quantia de 20€ e, com a sorte que tenho, a coisa não se ficava com certeza por aqui.

Tal como cá, as auto-estradas em Marrocos têm como limite de velocidade os 120 km/h. Recentes, bem lançadas, com pouco trânsito, convidam inevitavelmente ao excesso de velocidade. Ao contrário de cá, as auto-estradas em Marrocos, sobretudo perto das grandes cidades, estão hiper-vigiadas com polícia equipada de radares. E foi com este pormenor que me tramei. Eu bem travei quando os vi lá ao longe, mas nada feito. Fui apanhada por um radar à ida e por outro à volta, duma vez a 140 e doutra a 150.

O que me deixou mais espantada nesta história, para além do facto de o meu amigo conseguir passar invisível aos radares que a mim me apanhavam sempre ao fim de 100 km de viagem, foi o sistema de multas completamente desburocratizado que têm lá em Marrocos. É muito simples: o polícia manda-nos parar, pede a carta de condução e os documentos do carro, olha para o condutor com um ar pesaroso e estabelece-se um diálogo assim:

- Tss, tss, a senhora vinha em excesso de velocidade...
- Eu? Mas não, não vinha, eu até tenho estado muito atenta sempre aqui a controlar o velocímetro.
- Pois, mas nós temos um radar lá atrás que acusou 149 km/h.
- 149? Eh pá, mas como é que eu fiz isto? Devo-me ter distraído. Então e agora?
- Agora tem de pagar 400 dirames (cerca de 40€)
- 400 dr? Mas eu já não tenho dirames, sabe este é o último dia, tem corrido tudo tão bem, vá lá, seja simpático... (aqui faz-se um belo sorriso e dá-se às pestanas)
- Sabe é que a esta velocidade, se eu lhe passo a multa, isto é apreensão de carta.
- Ai, isso é que não pode ser... Olhe, não tenho dirames, mas tenho aqui 20 €. Pode ser assim?

O guarda conferencia com o colega, olha para mim que faço um sorriso desolado em jeito de súplica, e diz:

- Bom, está bem, siga lá.

A nota de 20 vai directamente para o bolso do agente, a carta regressa à minha carteira.

Simples, não é? Será que multam mesmo alguém ou chegam lá à esquadra ao fim do dia e dizem ao chefe que toda a gente se portou bem? Cá para mim, as notas que vão para os bolsos devem ser a dividir por todos, que os ordenados são baixinhos. Inch Allah!

3 comentários:

Anónimo disse...

Ó tótó!

A técnica é simples: não há radar na maior parte da vezes,mas há sempre a má consciência dos condutores europeus... Depois é mandar parar, de preferência condutoras...

Por último, que pratiques a corrupção da polícia, vá lá, mas que vejas a coisa com carácter social... Francamente!!!

tcl disse...

Nahh! À distância a que me começaram a fazer sinais para parar, só se os tipos tiverem binóculos e sensores de velocidade nas solas dos sapatos pois das duas vezes acertaram na velocidade a que eu ia. E vi muitos carros marroquinos a serem mandados parar.

Quanto à corrupção, envergonha-me. Prefiro nem comentar... :-(

Eumesma disse...

Olá

Pois, se já tinha a ideia que Marrocos seria bem pior do que a Tunisia, agora ainda fiquei mais convencida...
Corupão, sem dúvida, extorquir dinehiro aos turistas ´sem os visitantes terem mta margem de manobra...
Reparo que tive sorte, já que há uns anos atrás cruzei a Tunisia quase toda em carro de um lado ao outro e nunca me acontceu nada semelhante, apenas via as auto-estradas mto mais coisa que carros (cabras, bicicletas, outro animais lol, para lém de ser impossivel circular de noite, com a hipotese de quase 100% de chocar com alguém que seguia sem luzes nenhumas...:-)

Gostei do teu cantinho, regressarei.

:-)

Fica bem