janeiro 23, 2008

ké isto?!?! estou a ser roubada!

Num destes dias ouvi na rádio que o governo tinha decidido baixar o IVA dos ginásios e similares de 21 para 5% como forma de promover a actividade desportiva dos portugueses. Parece-me uma boa medida, pois permite uma redução de cerca de 15% nos preços.

Ora na rádio também diziam que havia já pessoas a queixarem-se à DECO de que nos seus ginásios não tinha havido qualquer redução dos custos, o que significa na prática, que esta redução de 15% se traduz, efectivamente, num aumento de 15% nos lucros dos operadores.

Não me lembrava de ter recebido qualquer comunicação do meu ginásio quanto a redução no preço da mensalidade, só me lembrava de que todos os anos esta tem vindo a aumentar, de forma que hoje, quando recebi a factura do ginásio, resolvi olhar para ela com atenção.

Cá está, IVA a 5% em Janeiro deste ano, total 86.89€

Vamos cá ver como era no fim do 2007:

Afinal o IVA já era 5%... total em Novembro de 2007, 84.36€. Houve um aumento de 3.1% de 2007 para 2008. Então quando terá sido a alteração do IVA? Parece que ouvi a notícia com uns meses de atraso... Procuremos...

Em Janeiro de 2007 o IVA era de 21%. Mas?! O valor total é o mesmo!! 84.36€

Que cena vem a ser esta? Vou ver Fevereiro de 2007. Igual a Novembro. Quer dizer que a coisa se deu de Janeiro para Fevereiro de 2007.

Vejamos o valor base:

Em Janeiro de 2007 - "total empresa full" - 69.72€, com o IVA a 21% dá os tais 84.36€ .

Em Fevereiro de 2007 muda a descrição, passa a haver dois items:
- "utilização de instalação desportiva" - 79.36€
- "ginástica em grupo" - 5.00€
O total são 80.34€ que, com o IVA a 5% dá, surpresa! 84.36€ .

Isto significa que a medida do governo para promover a prática do desporto se traduziu num aumento do lucro do meu ginásio de 15,23% de Janeiro para Fevereiro de 2007. Assim. De mão beijada.

Recordo agora que no ano passado, de repente deixei de receber facturas do ginásio. Como preciso delas para os impostos pois tenho recomendação médica para fazer natação e máquinas, fui perguntar o que se passava e na recepção disseram-me que no Holmes Place, pois é do Holmes Place que falo, tinham decidido só enviar facturas a quem as pedisse expressamente. Isto demonstra má fé. Foi obviamente para os sócios não repararem, como me aconteceu a mim.

Se não tivesse ouvido aquele programa de rádio, nunca teria dado por isto. Amanhã mesmo vou entregar uma carta no Holmes Place a pedir que me esclareçam por escrito por que motivo a mensalidade foi aumentada 15,23% sem aviso prévio e, conforme a resposta, vou-me também queixar à DECO, à PGR e a quem mais tiver de ser.

Isto é uma escandaleira!

9 comentários:

Mad disse...

E é! E é!!!!!!!!... Acho que fazes munto bem!

PS - Já te disse em directo que achei que tu eras i-g-u-a-l-zi-n-h-a ao teu blóguio?

tcl disse...

não, não disseste. achas? eu realmente "dispo-me" um bocado aqui... mas olha que tu também não és muito diferente do teu...

b-e-i-j-o-o-o!

Teresa disse...

Ai, melher! Agora cansasteS-me!!!
Tanto númaro!!! Eu sou uma melher de Letras!!! Maiúsculas, já agora.

tcl disse...

só interessa um número no meio disto tudo. aumento de lucro de 15.23% à custa duma redução de IVA que, supostamente seria para beneficiar o povo. irra!

MariaV disse...

Que raiva eu não gostar de ginástica nem de ginásios. Agora não posso assinar para ser mais uma a barafustar contra esta vergonha.
Mas, olha, é como se assinasse (adoro estas coisas), palavra de honra!

Beijos

tcl disse...

thanks, dear

Anónimo disse...

Tb me sinto roubado quanto à descida do IVA no HPlace. Está a correr um abaixo-assinado na internet: http://www.petitiononline.com/Holmes/petition-sign.html
se concordares assina e passa a palavra. Acho que se chegar a 4000 assinaturas o assunto vai à Assembleia da Republica

Anónimo disse...

Voçê ajudou-me imenso colocando cópias dos recibos.
Estou em situação idêntica à sua.
Isto de arranjar maneiras de encaixar o pagamento é uma vergonha.
Temos de exigir todos os recibos e suspender o DD.

Anónimo disse...

Podes colocar aqui as conclusões desse caso? já que iniciaste a queixa desde Janeiro.
Assim ficamos a saber mais.