outubro 22, 2007

apocalipse? não!

JRS, por quem nutro um especial ódio de estimação em termos literários que me ficou depois de ter lido "A Fórmula de Deus", acaba de vomitar outras 500 ou 600 páginas do que estou certa ser mais uma variante da receita que aprendeu a cozinhar (mal) mas que lhe vem aumentando substancialmente a mesada. Este chama-se "O Sétimo Selo". Só o título já promete e é bastante revelador.

Sei bem que a minha opinião pouco ou nada conta, mas faz-me pena que escritores realmente interessantes andem a comer o pão que o diabo amassou e depois vem este bugs bunny (sempre o achei parecido com o coelho) e faz best sellers com histórias patetas e ainda por cima escritas de forma sofrível.

Bom, é melhor que as pessoas leiam alguma coisa do que nada e, a avaliar pelas tiragens dos livros de JRS, neste país lê-se ou, pelo menos, compram-se livros.

Mas se é ler por ler, também há, sei lá, a lista telefónica, as bulas dos medicamentos e as embalagens de gel de banho. Sempre são grátis e fazem mais ou menos o mesmo efeito.

7 comentários:

Alf disse...

Pois, pois... Escrever sobre o JRS só pode ser para sacar uns comentários! Ou que outro válido motivo haveria, hein?...

tcl disse...

filho da mãe, Alf! hás-de pagá-las, vais ver! E é já, já!

Olha, é mais ou menos como escrever sobre a Teresa Guilherme, ainda por cima admitindo que não só vês telenovelas, como até lhes sabes o enredo com pormenores íntimos sobre os ascendentes das personagens. Floribela, como é que é possível!
:-P

PS - Agora a sério: o objectivo, bem sei que megalómano e despropositado atendendo ao número de pessoas que me lê, é de diminuir os rendimentos do JRS e poupar as pessoas a consumir livros da treta e meramente comerciais

Alf disse...

E insultar-me também visa diminuir os meus rendimentos, é???

Agora a sério: do JRS retenho a baba a escorrer do canto da boca quando o noticiário por ele apresentado acabava com uma passagem de modelos em lingerie. O que, by the way, acontecia quase sempre...

Peace and love, t!

tcl disse...

peace and love Alf!

Não tenho nada contra o JRS enquanto pivot, antes pelo contrário.

Só acho que ele ficava muito bem só como pivot e escusava de se meter a fazer o que não sabe. Ah, e aquelas reportagens em cenários de guerra também lhe deviam ser vedadas. O tipo tem tanto medo que até se consegue cheirar

Teresa disse...

Que bem mandada que eu sou! Vim a correr cheirar o teu cantinho! Ainda bem que vim, posso deitar mais umas achas para a tua fogueira.

Não posso dizer que tenha um ódio de estimação pelo JRS, mas não me suscita qualquer espécie de entusiasmo. E acho que ele escreve mesmo mal.

Há perto de um ano uma amiga ofereceu-me (ao menos isso, o prejuízo foi menor) "A Fórmula de Deus" - não consegui passar das cento e tal páginas, 150, máximo dos máximos.

Fiquei tão irritada com as asneiras que lia que não resisti a enviar um mail ao JRS. Apontei apenas três erros. Foi num fim-de-semana, respondeu-me nem tinham passado duas horas. Honra lhe seja feita, fiquei agradavelmente surprendida com a modéstia com que acatou as críticas. Uma das asneiras que detectei foi logo no início do livro (terceira página de texto), o uso de um "solarengo" querendo dizer "soalheiro", asneira que se repetia umas páginas adiante.

Quanto a este "Codex 632" que agora estou a ler... também lhe detectei um erro de palmatória, gigantesco, inacreditável, que não percebo como é possível que isto vá na 27.ª edição (é a minha) e mais ninguém tenha dado por ele.

Mais uma vez... aqui a culpa também é do revisor. Deixei-te curiosa?

Um beijo, vou dar umas espreitadelas no teu cantinho.

tcl disse...

Deixaste-me curiosa sim, mas não ao ponto de me pôr a ler mais o que quer que seja do homem. Por acaso, agora que falaste nisso, também me recordo do solarengo em "A Fórmula de Deus". Li-o todo, para ver até onde chegava a parvoíce. Mas vá lá, não faças caixinha... qual é o erro, qual é?

Teresa disse...

Está bem, satisfaço a tua curiosidade. Gostava de o fazer de maneira mais discreta, porque tenciono enviar um mail à Gradiva com conhecimento ao autor. Manda-me um mail para gotaderantanplan@gmail.com. Vais ficar de boca aberta e perguntar, tal como eu, como é possível que ninguém tenha dado por aquilo.