outubro 03, 2007

martírios

Se há coisa que detesto, é ter de tratar de papeis em serviços públicos.

Nem é pelos funcionários, que hoje em dia até já vão aprendendo a tratar bem as pessoas, nem necessariamente pelo tempo que estou à espera. É porque nunca sei muito bem o que estou a fazer, troco os nomes das coisas e tenho sempre a sensação de que me falam em chinês.

Desta vez a carta do Banco dizia que eu tinha de entregar isto:

"Certidão de Teor de Descrição e de todas as inscrições em vigor na Conservatória do Registo Predial donde conste o registo provisório de hipoteca a favor da Caixa Geral de Depósitos".

Em consequência deste simpático pedido lá fui para a CRP. Um balcão, 4 ou 5 senhoras a atender, um monte de gente sentada e dois dispensadores de senhas com a seguinte inscrição:

"senha rosa - apresentação de registo
senha azul - levantamento de registo
- certidões
- buscas
- informações"

Achei que a minha situação se enquadrava na categoria "certidões" de maneira que tirei uma senha azul. Para variar, o quadro electrónico estava avariado, de forma que as senhoras iam gritando a côr da senha e o número. Vi que tinha aí umas dez pessoas à minha frente na senha azul (para a rosa não havia ninguém), pelo que me sentei, abri o meu cadernito e fui rabiscando umas coisas: o que tinha de fazer durante a tarde, notas para um post, desenhos das pessoas que estavam sentadas por ali.

Quando chegou a minha vez, sentei-me defronte da senhora, mostrei a carta do Banco e disse ao que vinha. Foi aqui que chegou a parte que eu detesto:

ela - mas já tratou do tchin-tcha-quin?
eu - desculpe? já tratei de quê? eu sei que o Banco me pediu isto aqui, olhe: certdão bla bla bla... é isso que eu quero.
ela - pois mas primeiro tenho de ver aqui no sistema se o wuan-con-gi já está, pois antes do tchong-ki-uac tem de apresentar o quin-jon-li. E o pi-li-kong já tem?
eu - a senhora vai-me perdoar mas eu não percebo nada destas coisas. Só sei que tenho de entregar esta certidão lá no Banco.
ela - hummmm, então a senhora devia ter tirado uma senha rosa.
eu - uma senha rosa? Mas eu não venho apresentar nenhum registo que é o que diz ali. Eu venho pedir uma certidão.
ela - pois, mas para ter a certidão, tem de apresentar o registo primeiro.
eu - (já aos porras para dentro) Como queira, eu só quero saber o que tenho de fazer para ter a certidão e como não vinha apresentar nada, tirei uma senha azul que é onde diz "certidões"
ela - pois é, mas isso é uma "apresentação de registo". A minha colega aqui ao lado já a atende.
eu - (já a espumar) e tenho de ir para o fim da bicha?
ela - não, não, como já cá estava...

Bom, ao menos isso. Esperei que a do lado ficasse livre e sentei-me:

eu - bom dia, eu queria esta certidão que me pede aqui o Banco.
ela - hummm, tem de preencher aqui estes papeis, enquanto eu vou ali ver do jong-li-ku. Diga-me uma coisa, já fez a tchi-loc-pin?

***da-se. Ao fim de meia hora e de pagar 232€, consegui fugir. Tenho um papel depois de amanhã e outro daqui a 3 semanas. Não me preguntem porque é que UMA certidão são DOIS papeis espaçados no tempo.

Detesto isto. Mesmo.

2 comentários:

Nani disse...

Dá-te por contente... a minha ãe foi obrigada a ir lá 4 vezes. Quando se preparavam para a mandar vir uma 5ª vez ela ... (nem é bom lembrar)... partiu literalmente tudo! Só parou quando um senhor se agarrou ao minitor de um computador e implorou: "este não, por favor este não"! Resultou! O chefe deu-lhe um copo de água e resolveu o assunto mesmo sem o papel xion-kut-yoke. ;)

Gonçalves disse...

Na crp cá da terra a sina é a mesma. Truque, tirar senha ás 13h45/50. Como fecham ás 14h00, nessa altura é sempre a aviar.