março 01, 2008

bulas

Herdei do meu pai a mania de ler do princípio ao fim as bulas dos medicamentos. Felizmente não me passou uma certa hipocondria que lhe fazia achar que padecia de todas as possíveis reacções secundárias e assim interromper os tratamentos a meio.

Hoje fui à farmácia comprar um medicamento de que precisava e, chegada a casa, abri a embalagem e pus-me a ler a bula (coisa que cada vez se torna mais difícil com aquelas letrinhas tão pequeninas).

Às tantas na secção "efeitos secundários possíveis" rezava assim:

(...) vómltos e toxicidade hepática, incluindo casos raros de morte, fosfatase alcalina elevada (...). Os efeitos secundários descritos neste folheto, quando ocorrem, são, geralmente, de natureza moderada. No entanto, se se tornarem intensos e persistentes deverá consultar o seu médico.

Fiquei esclarecida e avisada. Se me calhar ter o efeito secundário "morte", espero que seja de natureza moderada. À cautela, não me esquecerei de consultar o médico caso a morte se torne persistente.

4 comentários:

ana v. disse...

LOL!!!!
Quem terá sido a luminária que escreveu isso?

Sofia K. disse...

Olha eu faço exactamente a mesma coisa. Compro, leio e tenho todas as reacções secundárias.. por isso, diz lá qual é o medicamento para eu não comprar, ou não ler!

beijinhos

Teresa disse...

Morte de natureza moderada é do melhor que tenho lido!
LOL!

Gonçalves disse...

Pois eu cá se tivesse poder para tal, abolia a maior parte do texto das bulas. O poder da mente, ui. Até com placebo a malta tem reacções adversas;-)