março 15, 2008

novo pecado visto do céu

Ouvi falar do live search maps na rádio, depois dei com o endereço aqui e quando visitava o amigo Alf encontrei este post, onde ele mostra as casas onde já viveu.

O post do Alf fez-me pensar que ele, eu e a maioria de nós que por aqui nos passeamos somos de facto pessoas privilegiadas. Pela simples razão de que temos um tecto a sério que nos abriga. Maior ou menor, mais ou menos luxuoso, mas um verdadeiro tecto. E por baixo desse tecto temos o conforto mínimo de que precisamos para vivermos a vida com a dignidade que deveria ser um direito de qualquer ser humano.

O live search maps é pois muito útil. Permite-nos encontrar a nossa casa em voo rasante e cuscar um pouco por aí. Mas também nos permite encontrar, iluminados pela luz crua do mesmo Sol, os bairros onde os tectos não protegem as pessoas que lá sobrevivem em condições que apenas imaginamos, pois não as conhecemos de facto. Ignoramos o que é partilhar o mesmo espaço diminuto com mais dez pessoas, ignoramos o que é ter fome, frio, chuva a pingar em cima de mantas húmidas e a falta de um duche quente todas as manhãs.

Na minha cidade há gente a viver aqui

e aqui

e aqui

E no meu país há gente a viver aqui


e que tem a casa de férias aqui


A pobreza extrema de uns e riqueza escandalosa de outros faz parte da lista dos novos pecados capitais com que o Vaticano resolveu presentear o mundo católico. Tal como li aqui, também eu não vislumbro como e quem confessa este pecado. Será que os crentes menos afortunados têm de passar a confessar ao padre: "pequei, sou pobre."?

Deus, a existir, não precisa desta ferramenta informática para verificar se o seu rebanho anda a pecar muito ou pouco. Mas para nós, simples mortais, é bom que percamos um pouco de tempo a voar por aí e a perceber de que retalhos é feito este país.

4 comentários:

MariaV disse...

Brilhante, TCL! Adorei. Vou fazer um post a propósito deste teu e dos novos pecados "decretados" recentemente.
Bjs

Teresa disse...

TCL... I'm speechless.

Também conheci o site graças ao Alf, tenho lá procurado coisas parvas e irrelevantes que me falam ao coração. Nem me ocorreu esta leitura subliminar, que prova à saciedade que és muito melhor pessoa do que eu.

Obrigada por esta lição de humildade.

Um beijo.

Pitx disse...

quem fala do que não sabe arrisca-se a escrever tolices.

não se justificava.

(ainda por cima tu: sabes escrever, sabes pensar, sabes (ou devias saber) procurar respostas) e sabes interpretar.)

Alf disse...

Silencioso... curvo-me.