março 06, 2008

meia dúzia...

... de músicas que tenham sido importantes no meu passado é o que me pede a Mad. Meia dúzia é muito pouco, então para mim que consigo gostar de músicos tão diferentes como Mozart e Eminem, é pouquíssimo.

Também não sei muito bem a que passado me devo referir. Ao tempo intra-uterino em que a minha gestante mãe enjoou para sempre uma música brasileira da moda que o meu irmão ouvia 500 vezes por dia (banho de lua - de Celly Campello) e que foi importante na minha meninice quando me queria vingar duma sopa de couves que ela me tinha obrigado a engolir e punha o single de 78 rpm em altos berros ou, a um passado mais recente, ontem por exemplo, em que o mais importante em termos musicais foi conseguir cantar o "my love is like a red, red rose" sem desafinar? Ou aos primeiros anos pós 25 de abril em que o importante era cantar "grândola vila morena" a plenos pulmões e de punho erguido?

Pois não sei bem que faça... Bom, vamos a isto, sabendo que se este post fosse feito amanhã, a escolha seria decerto outra.

1 - Smoke on the water dos Deep Purple - isto corresponde ao tempo das primeiras festas de garagem, luzes de várias cores a piscarem na penumbra e um molho de miúdos que de repente passam do balão do João e das pombinhas da catrina para o rock da pesada.

2 - A walk on the wild side do Lou Reed - idem, idem em versão mais soft e com a cena travesti a apimentar a coisa. Uma música que ainda hoje me faz vibrar.



3 - Drama 3º acto de Maria Bethânia - daqui não dá para escolher uma música pois o disco é um todo completo com a sua sequência de palavras ditas e cantadas. Um disco que amei e amo, de que nunca tive o original de vinil mas apenas uma cassete que gravei apontando o microfone do gravador a pilhas para a saída de som do pick-up e que ouvi à exaustão nos meus 13, 14 anos. Talvez o meu primeiro encontro com a mpb e que já posso reviver quando quero em mp3.

4 - Portrait of a romantic de John Surman - um must do saxofone numa época menos feliz da minha vida. Ainda hoje choro se ouço isto de olhos fechados.

5 - More fool me dos Genesis - porque gosto, pronto.



6 - You and your sister de This Mortal Coil - Uma das músicas que me fazem lembrar os tempos de atelier, directas a trabalhar pela noite fora. Quando trabalhar era mesmo giro. E adoro esta música.



Passo esta tarefa apenas à Teresa, pois sei que lhe agradará sem dúvida fazer um post com este tema. Quanto aos outros, sintam-se à vontade para fazer o mesmo ou para deixarem a vossa selecção na caixinha de comenários.

1 comentário:

Teresa disse...

Ai não que não agrada! Obrigadinha!
Tenho de estudar o assunto a fundo.
Beijoca.