novembro 27, 2007

portas


Tenho este sonho que se repete em noites mal dormidas: uma porta que fecho e que fica sempre aberta. Empurro-a bem, ouço o clique da lingueta na fechadura, viro costas e aquele friozinho nas pernas como quem diz

Vês, está aberta de novo.

Volto para trás, constato a porta entreaberta, verifico o trinco, empurro de novo, clique sem qualquer dúvida nos meus ouvidos, afasto-me à socapa com pezinhos de lã a ver se a apanho distraída e outra vez a corrente de ar que me lambe os pés, parece-me ouvir um risinho trocista e lá está ela a abanar, pouco mais que encostada, como se esperasse alguém.

Passo a noite a fechar uma porta que teima em manter-se aberta, só assim uma nesgazinha a ver se não dou por ela, e nunca consigo.

Quando acordo, a porta está sempre fechada.

foto de JFD

7 comentários:

Alf disse...

Fecha à chave. No trinco não chega.

Maria Oliveira disse...

As portas são sempre o símbolo, do fechar de uma etapa, para começar uma nova vida!

Belo texto!

Abraço

Mad disse...

Há aqui pano para mangas. Olha se eu fosse psicóloga!

Diabba disse...

Que porta é que queres fechar sem conseguir?

Quando sonhares, tenta descobrir a quem pertence a porta, a que casa pertence...

beijo d'enxofre

Gonçalves disse...

Portas não mas com o primeiroemprego...é um sonho recorrente. Acordo, comento e ouço sempre o mesmo, "mau, deixas-te para lá alguma coisa mal resolvida!"
É a vida.

Anónimo disse...

Provérbio chînes: " A porta bem fechada é aquela que podemos deixar aberta."

Anónimo disse...

Sonhar com portas que não fecham pode ser cansativo,existem ai contradicções dificeis de resolver, mas é melhor do que sonhar com portas fechadas para sempre.
Se forem portas da vida, não conseguir fechar significa que a vida social teima em continuar, que a solidão desejada não é tão desejavel, que não se pode impedir as relações com o exterior, a comunicação com os outros.
Se forem portas do tempo, significa que o passado teima em influênciar o presente, que a fase actual comunica com as fases anteriores, que não se consegue impedir as saudades ou os desejos utópicos de voltar atrás.
Interpretar sonhos é quase tão engraçado como sonhar. Este sonho pode ser também provocado pelo barulho persistente de uma porta a bater por causa de uma corente de ar.