janeiro 28, 2007

Stop smoking - 2nd week

Tenho de confessar aqui publicamente que a coisa não está a correr como desejado.

De um ou dois cigarritos às escondidas depois do jantar, passei para três ou quatro, depois para cinco ou seis, depois mais um a meio da tarde, depois mais outro antes do jantar e pimba, sexta-feira acabaram-se os adesivos e cá estou eu outra vez no meu ritmo habitual.

Mas como assim não se chega a lado nenhum, amanhã vou à farmácia, compro a porcaria dos adesivos e volto ao princípio. Uma lição pelo menos tirei: não se pode fumar nem um, mesmo às escondidas, mesmo depois do jantar, naquela do "é só um". Há que admitir que isto é uma porcaria de um vício, mas é um VÌCIO mesmo, e tem de ser encarado com a seriedade que merece. Não dá para brincar, não dá para abrir uma única excepção. Um fumador será um fumador toda a vida. Tenho uma amiga que esteve 8 (oito) anos sem fumar. Um dia fumou um cigarro. E pronto, foi o fim. Fumadora outra vez.

Ainda por cima, hoje chegou fresquinho de Paris este livrinho:

160 páginas em formato entre o A6 e o A7 que tenciono ler sempre que me apeteça um cigarrito.

Boa ideia, não?

O livro deve ser chato à brava, cheio de conselhos e métodos, e vantagens e desvantagens que estou careca de saber ou não me teria dado a este empreendimento, de forma que talvez assim me apeteça menos, dado que tenho coisas muito mais interessantes para ler.

Bom, boa sorte para mim e até para a semana, espero que com novidades mais interessantes.

4 comentários:

Pitx disse...

não te esqueças nunca de umas quantas coisinhas:

- fumar é bom, é óptimo, sabe muito bem.

- ai porra, aquele sabor do café, seguido assim, duma whiskalhada bem velhinha, acariciado por uma cigarrada bem forte (ou até uma cigarrilha)... ahhhh... e o cheirinho... hummm. há melhor?

- e quando estamos no meio daqueles jantares em que se fala, fala, fala... e o malandro do reserva de borba ali a escorrer goela abaixo.. e nos lembramos todos de fazer uma pausa para uma cigarrada e continuar a comer 10 segundos mais tarde. porra como adoro fumar.

- e até quando estamos em casas com lareira, com um frio brutal lá fora e nós, la dentro, bem quentinhos a ver o lume crepitar.. e o que é que nos apetece logo? fumar claro. adoro pegar numa brasa com uma tenaz e acender um belo cigarro.

- e a dançar na náite? será que ainda consigo dançar sem ter um copo de whisky na mão esquerda e um cigarro na direita? hum, julgo que não.

- e aqueles gestos diários? e quando chegamos à pastelaria de manhã e já nem precisamos de dizer nada? bestial, não? o empregado apresenta-nos logo a bica curta e o maço de cigarros. assim, maravilha, sem abrirmos o bico.

- e o acto da abertura? um número de acrobacia: bate-se com violência o maço na palma da mão para acamar bem o rabaco, tira-se o selo por completo, pega-se no maço pela prata, retiramo-lo, viramo-lo ao contrário e voltamos a colocá-lo lá dentro de forma a retirarmos os cigarros pela ponta e não pelo filtro. no fim, quando o colocamos na boca, ainda damos umas duas ou três sopradelas para retirar um ou outro imaginário pedaço de tabaco que tenha ficado agarrado ao filtro. chamo a isto: liturgias!

é óptimo, não é?

deixei de fumar (e de beber café) há 3 anos e meio. se pensas que vai ser fácil, tira o cavalinho da chuva. como é que consegui? porra, nem me digas. foi assim, sem nada (nem autocolantes nem terapia, nem hipnose), a sofrer. não te passa pela cabeça as ressacas que isto dá, pá. então a seguir ao almoço, aquilo eram uns cabrões duns suores que desciam pela nuca abaixo. é duro, muito duro. mas consegue-se.

a propósito, penso em fumar todos, mas todos os dias. é uma luta diária. e olha que não sou - infelizmente - fundamentalista, eu (já) não gosto do de chegar a casa a cheirar a fumo, mas adoro o cheiro do tabaco.

se não tivesse deixado, ia ali agora fumar uma cigarrada.

mas, olha, vale a pena!

http://pipaterra.blogspot.com/2006/07/deixas-me-bia.html

tcl disse...

Ai Pitx, é isso mesmo, como me compreendes. Eu também adoro fumar. É bom como o caraças. Mas não gosto do cheiro na roupa, no hálito, no cabelo, de me cansar a subir escadas, de tossir como um cão esganado. Tenho de conseguir, ou não me chame Maria Teresa, bolas. E sei que é difícil. E é bom ouvir alguém que admite isso, em vez de vir com aquela conversa da treta, "é pá isso é só força de vontade", e que admitindo, conseguiu. Obrigada, amigo, pela força. Bjs para ti

Jean-François David disse...

Pourquoi s'arreter? D'après l'illustration le fumeur, malgré son look anorexique, parait doté d'une energie infinie...

- disse...

smoking, no smoking.