janeiro 15, 2007


Nos dias seguintes à execução de Sadam Hussein, pelos menos três crianças enforcaram-se em diferentes pontos do mundo. Porque brincavam e tiveram azar ou porque queriam experimentar a dor do agora mártir.

No dia 11 de Janeiro em Paris, M, após dois dias sem notícias de S, a sua namorada, foi encontrá-la pendurada pelo pescoço no tecto do seu apartamento, bem aprumada e vestida, fugindo da única maneira que foi capaz a um desgosto de amor, tão enforcada como os outros e deixando M com a culpa a dilacerar-lhe a alma.

Ontem, a mulher de J, não resistiu a um cancro. Decerto que não escolheu, como S, esta saída. Com 40 anos, deixou dois filhos pequenos e um marido com o olhar espantado de quem não percebe o que lhe aconteceu.

Não sei porque estas coisas se ligam na minha cabeça, apenas a morte as une, mas não é esse o fim que nos liga a todos?

A água sobe e desce na nora, num perpétuo e equilibrado movimento sem fim, o peso que faz descer um lado impele o outro a subir.

Como o peso da morte e a leveza da vida para uns, pode ser a leveza da morte e o peso da vida para outros. Aparentemente opostos, mas, tal como a nora, num perpétuo movimento sem fim.

Não sei que diga mais. Talvez, uma banalidade, como, sejamos como a hera e agarremo-nos à VIDA.


2 comentários:

Ana disse...

Tão certeiro e profundo...

José Pedro Viegas disse...

É a vida na sua essência, com as suas constantes contradições. Enquanto alguém se mata por um amor, outro alguém não entende porque lhe levaram o seu amor e mãe dos seus filhos.
Será que vale a pena tanta maldade, tanta luta, tanta correria, tanto de tanto quando o que temos no fundo é tão pouco ?