maio 06, 2008

handwriting

imagem copiada da net

O som do aparo a riscar o papel, o cheiro da tinta, pedaços de silêncio a escolher palavras que depois não saem de secas, abanar a caneta para que escreva de novo.

O toque dos dedos na trama do papel, apreciar a textura, o tom, o peso.

- Há quanto tempo não recebes uma carta?
- Há uns meses, um ano talvez.

Há quanto tempo não escrevo uma carta? Há quanto tempo não sinto o som do aparo a riscar o papel, o cheiro da tinta, pedaços de silêncio a escolher palavras que depois não saem de secas, abanar a caneta para que escreva de novo, o toque dos dedos na trama do papel, apreciar a textura, o tom, o peso?

Cartas de amor, cartas de “nós por cá todos bem”, cartas de nascimentos e de mortes.

Há quanto tempo escrever, apressar a secagem da tinta abanando a folha, dobrá-la, enfiá-la no envelope, juntar uma flor seca, passar a ponta da língua pela tira de cola, escrever o teu nome por fora, colar o selo e deitá-la na ranhura do marco vermelho como quem deixa um beijo?

Depois contar os dias, as semanas, abrir em sobressalto a caixa do correio até que um dia a tua letra azul num envelope escrevendo o meu nome, lá dentro uma folha a que sinto o peso, a textura do papel e o cheiro da tinta misturado com o teu, um pingo castanho (chá?), uma flor seca, e palavras. Palavras de amor (estas quero-as de amor, nem de “nós por cá todos bem”, nem de nascimento ou de morte), de desejo e de saudade como as de outrora, que me faziam dançar abraçando o papel e nele o teu cheiro a relembrar ausências.

Agora o tempo que não corre devagar ao compasso do ir e vir de uma carta, agora o tictic do teclado sem o aparo a riscar o papel, o cheiro da casa e de mim e já não o de tinta, já não o de flores secas misturado com o meu. Agora o marco vermelho é um botão no ecrã que diz “send” e uma setinha que lá toca como quem deixa um beijo.

Contar não dias nem semanas, mas minutos e horas à espera que a caixinha que diz “inbox” mude de 2 para 3 a anunciar que talvez já lá esteja a tua resposta, sem flores secas e sem o teu cheiro, mas com as mesmas palavras a dizer que me amas.

6 comentários:

MariaV disse...

Ai, TCL, estás cada vez melhor. Parabéns! Adorava ter sido eu a escrever este post.
Um dia destes, se continuo com esta falta de vontade de escrever e de ideias que suportem a escrita, venho aqui e roubo-te isto.
Beijos

tcl disse...

roubas nada! talento não te falta. ideias, há quando há. como tudo, de resto.

CPrice disse...

agora, digo eu por aqui, encantada com o que li, quem assim escreve deveria escrever mais .. quem sabe um livro que de grado acolheria na minha humilde biblioteca.
Agora, afirmo-lhe Cara TCL você escreve muito bem e eu gosto de a ler.

:)

Sofia K. disse...

UAU!

Lindo o teu texto, cheio de sentimento, de peso e até de cheiro! Miúda, adorei!

Sabes, ainda esta semana escrevi uma carta! Não foi em papel timbrado, nem perfumado, mas escrevi! E pus no correio e tudo! No Domingo, cheguei a casa e também tinha uma carta para mim na caixa do correio! Tenho sorte, ainda tenho destas coisas!

beijinhos e continua a escrever que eu gosto ;)

ana v. disse...

Mais um texto lindo, TCL. Escreves bem, mesmo bem, com um toque muito pessoal. A Once tem razão: devias abalançar-te para um livro.

tcl disse...

Oh minhas queridas, um livro, eu? Sou incapaz de escrever mais que meia dúzia de parágrafos sobre o mesmo tema. Isso dá lá um livro...

mas são umas queridas! beijos babados.