fevereiro 10, 2008

última ceia

Pedem-me que escolha doze palavras de que goste. Quem me costuma ler sabe que sou uma quebra-correntes convicta simplesmente porque não gosto de escrever por encomenda. Mas até já tinha passado por este exercício noutro blog e dei comigo a pensar que desta vez não me importaria de dar resposta se o convite aqui aparecesse. E apareceu.

Doze palavras é um número de palavras. Poderia ser uma e seria um grito, cem e já poderia com elas fazer um poema e com mil escreveria um conto. Será que ao escolher palavras soltas simplesmente pela sua sonoridade, as consigo dissociar do seu significado? Gosto de "sopapo" por exemplo. No entanto não gosto de levar um. Gosto de "troglodita", mas não me parece que goste de algum. Gosto de "supimpa" mas raramente a uso.

Comecei por tentar palavras soltas de que os meus ouvidos gostam. Sem pensar muito, peguei no lápis e no papel e rabisquei duma assentada:

madrugada
brisa
travessia
infinito
púrpura
ondulante
abraço
mar
líquido
suavidade
seara
duna

Reli a lista de palavras. São palavras soltas, talvez bonitas, mas inevitavelmente ligadas ao que dizem e com um fio condutor que as une. No meu íntimo percebo por que, inconscientemente, as juntei. Enquanto olho para esta lista, pego de novo no lápis e sai-me outra:

tu
eu
nós
nus
desejo
breve
abraço
beijo
boca
pele
suor
colo

Definitivamente, as palavras ganham vida própria e teimam em unir-se formando qualquer coisa que faça sentido como um todo. Poderia continuar a juntar doze e mais doze e mais doze, mas fico-me por aqui.

Deixo o convite para quem por aqui passe e lhe apeteça fazer o mesmo. Mas sugiro ao Alf, à Nani, ao Pedro Gonçalves, ao Pitx, à SC, ao Ervi, ao JG, ao Huckleberry Friend , ao Gonçalo e à Mad que o façam, se estiverem para aí virados. Tem a sua graça.

9 comentários:

Alf disse...

Hum... Doze palavras... acho que sou capaz.

Já avisei a cara metade, que nda distraída disto dos blogues.

*

Anónimo disse...

O mais engraçado desta "corrente" (náo te mandei o convite porque sei que não gostas, e também porque sabia que havia de vir cá parar...) é o que cada um inventa fazer com as 12 palavras. Tu fizeste um poema com elas, mas numa fórmula muito original: um percurso lógico e ritual, com tudo o que é preciso: começa com ar, segue para fogo, passa pela água e acaba em terra, como convém. Lindo.

Destas "correntes" também gosto.
Beijinhos

tcl disse...

ai Ana, as coisas que tu descobres numa lista de palavras feita sem pensar muito... mas tens razão quanto ao ar, fogo, água e terra, só que não me tinha dado conta.

és uma mente superior, mulher!
beijooos!

Mad disse...

A seu tempo, a seu tempo. Este é giro.

SC disse...

:)
Obrigada. Também não sou de seguir correntes, mas este desafio vou fazer!
Gostei da tua escolha.

SC disse...

Está feito. Foi mais difícil do que estava à espera...! :)

Gonçalves disse...

Já está, peço desculpa pelo copy/paste do mar mas é imprescindível;-)

Di Napoli disse...

Espectáculo. :) O Pedro Gonçalves já me desafiou...
Não há dúvida: "cada cabeça, sua sentença"; mas é giro ver que há sentenças bem parecidas...
Acho que até é um bom sinal. :)
Beijos!

Dona Betã disse...

Desta vez eu não vou ser desmancha prazeres. Não só porque veio de ti mas tb porque acho bonita esta corrente das palavras.
Seria engraçado, se possível, fazer-se no final a lista das palavras mais repetidas. Poderiam passar a ser as doze palavras fundamentais da línguagem blogueira :)))

Beijos e obrigado.
O meu sai hoje.