fevereiro 12, 2008

coisas da natureza

foto de Lúcia de Sousa

Então cá vai a resposta à adivinha do outro dia.

As fotos foram tiradas na ilha de Porto Santo, para onde fui numa de spa no carnaval, num sítio chamado Pedreira de Ana Ferreira, também conhecido pelos locais por "piano".

Trata-se de uma formação geológica de origem vulcânica, relativamente rara, que é constituída por colunas prismáticas de formas irregulares, mas em que a maioria são hexagonais ou pentagonais. O sítio é património da Unesco e é realmente impressionante pela dimensão e pela forma ondulante que as colunas tomam.

A foto a seguir dá uma ideia da escala:


Já tinha tido a oportunidade de ver um outro exemplo na Islândia, este aqui,



mas um dos mais conhecidos mundialmente é o sítio chamado Calçada de Gigantes na Irlanda (que encabeça este post) e há outro também famoso na América de que não me recordo o nome. Haverá mais com certeza, mas não conheço.

Explicações dadas e analisadas as respostas, temos então:

1º prémio para a menina Sofia que tem um passarinho lá em casa que sabe muito! Boa, Sofia!

2º prémio para a Teresa que andou lá perto;

3º prémio para o Pitx que, pela sua observação, me dá ideia que sabia o que era ou então atirou no escuro com sorte.

Para os outros que enviaram palpites vai o prémio de "boas piadas"!

3 comentários:

Sofia K. disse...

OBRIGADA pelo prémio! he he! O meu Huck é o melhor para estas coisas... a minha resposta ía ser mais ou menos como a da Mariav!!! Porque confesso, não sabia... Mas eu aviso o passarinho do prémio e dou-lhe beijinhos para o premiar, pode ser?

beijinhos também para ti

ana v. disse...

Estou impressionada com as viagens que faz esta moça... ele é islândia, ele é japão, ele é china, ele é índia... dasse!

tcl disse...

é que esta moça é o verbo ir, de formas que a massaroca que havia de gastar em trapos e carteiras e assim é para ir. boraí?