junho 29, 2007

snails, beer and a view


Eu dantes não gostava de caracóis. Lembrava-me de ser miúda e de brincar com eles "caracol, caracol põe os pauzinhos ao sol" e a recordação do bicho viscoso deixando o seu rasto de baba impediu-me durante anos de os provar.

Um dia experimentei. Um travo ligeiramente amargo, um gosto de terra molhada. Não fiquei fã.

Depois, num regresso do algarve num daqueles dias de calor imenso, ainda não havia auto-estrada, parámos em Ourique e o cheiro a orégãos dos caracóis da mesa ao lado era irresistível. Os amigos com quem ia pediram os caracóis, uma cerveja fresquinha, e o ar deliciado que faziam levou-me a tentar de novo. Eh pá, aquilo era mesmo bom. A cerveja, o ritual de tirar o bicho da casca e os orégãos, céus, como eu gosto do cheiro dos orégãos (há coisas que valem pelo cheiro, não é?).

Agora, quando vem o calor, gosto de comer uns caracóis com uma cervejita. Mas é um acto social. Caracóis sózinha, não lembra. Hoje quando cheguei a casa, imensa gente no café em baixo nos caracóis. Ainda hesitei, mas desisti.

Este ano não tem estado muito calor e talvez por isso ainda só os comi uma vez. Foi uma delícia: fim de tarde quente, uma caixa dos ditos comprados no café, umas cervejinhas acabadas de sair do frio, a minha varanda, a minha vista, os melhores amigos. A ver se convido a malta para vir cá outra vez. Está a vir calor.

1 comentário:

gir@f disse...

olha aqui para os meus lados o caracol vai bem com tudo...
quando vem o cheirinho do café...
não dá.....