junho 23, 2007

só neste país

Esta expressão "só neste país" em geral irrita-me.

Irrita-me porque é normalmente usada para denegrir a imagem da pátria, como se quem a usa estivesse isento de culpas do estado da nação. O país é o que nós fazemos dele, certo? E se as coisas estão como estão, mais vale fazer algo para tentar mudar do que viver na eterna lamúria do "só neste país".

Isto é o que eu penso, nos dias normais.

Mas hoje apetece-me juntar à legião dos utilizadores da dita expressão.

É que pasmo, pasmo, pasmo.

Ontem foi o exame nacional de Física-Química do ensino secundário. Fiquei mais atenta a este, por razões puramente egoístas, já que foi o único que o meu filho fez este ano.

Então não é que na prova, que é feita em duas versões (deve ser para evitar copianços), havia, em ambas as versões (!!!!), um ligeiro erro de formulação numa das questões: "nos items (...) a figura apresenta uma incorrecção que inviabiliza a concretização de uma resposta correcta" (sic Ministério da Educação). Adoro o eufemismo...

Desculpem mas, isto é normal? Foi preciso os miúdos fazerem a prova para se descobrir que havia uma pergunta que não tinha resposta possível? Então ninguém resolveu o teste antes do dia do exame? Não houve um grupo de professores da área a idealizarem a prova e outro grupinho a resolvê-la? E nesse grupinho, ninguém deu pela "incorrecção que inviabiliza a concretização de...." o raio que os parta? Ou deram por isso, e pensaram que não sabiam resolver o problema e tiveram vergonha de dizer aos outros? Seja qual for a razão, é má....

O ME resolve a coisa de uma maneira simples e que permite que "nenhum aluno seja prejudicado ou beneficiado" (sic outra vez), multiplicando as classificações obtidas por todos os examinandos por um factor de majoração.

Ok, parece-me bem. Então e o tempo que uns perderam e outros não, a tentar resolver um problema irresolúvel? E as questões a que não responderam por terem perdido tempo com o errozinho? E o stress com que podem ter ficado, ou não? Peanuts, não é?

Por isso é que hoje também digo: realmente, só neste país...

1 comentário:

Anónimo disse...

anaparga wrote on Jun 24, edited on Jun 24

"Então e o tempo que uns perderam e outros não, a tentar resolver um problema irresolúvel? E as questões a que não responderam por terem perdido tempo com o errozinho? E o stress com que podem ter ficado, ou não? Peanuts, não é?"

Antes de chegar a essa sua frase, Teresa, estava justamente a pensar nisso! Será que essa turma do ME esqueceu do tempo deles de estudantes? Do sofrimento, durante uma prova, ao ver o tempo a passar sem conseguir resolver "aquela" questão?

Isso é mesmo o fim!