junho 06, 2007

coralidades


O meu coral actuou ontem na escola secundária Josefa de Óbidos, por ocasião das festividades organizadas pela dita. Tínhamos um convite para irmos cantar à mesma hora no CCB, ou talvez fosse na Gulbenkian (as solicitações são tantas que já me perco), mas as ligações afectivas de alguns dos membros do coro (um, para ser exacta) com esta escola, fizeram-nos declinar o outro convite e um cachet à maneira, e lá fomos para a Josefa.

Sopranos e contraltos de farda nova, que me faz lembrar Maria a aturar os sete filhos do capitão Von Trapp e o corpo masculino do coro esforçado para se equipar à altura, subimos ao palco diante de uma plateia cheia e entusiasta (a sério!).

Graças a uma amigdalite bastante oportuna, falhei uma das últimas apresentações públicas do coro por alturas do Natal, numa noite em que chovia a cântaros, mas estive presente numa outra, realizada num lar de idosos das forças armadas em Oeiras. Meninos, digo-vos que, sem desfazer da 3ª idade, pronto foi depois do jantar e tal (o jantar deles, que nós estávamos todos com a barriguita a dar horas), cantar para uma plateia de dinâmicos professores e interessados alunos é, definitivamente, outra coisa. Há muito menos gente a dormitar.

Entre palmas, gritos e pedidos de bis, aquilo mais parecia um concerto dos Rolling Stones. Juro, gostaram mesmo! Até porque no final, uma amiga minha que é lá professora, veio ter comigo para dizer: "Eh pá! Vocês são mesmo bons! Nunca pensei! E o repertório é muito original!" E eu, que não sou dada a falsas modéstias, respondi com um: "Pois somos. Mas duvidavas?"

Claro que o nosso maestro, pessoa exigente e cujo ouvido não tem nada a ver com os dos outros presentes, não foi exactamente da mesma opinião. Brindou-nos com um: "Mais ou menos, falharam todos os inícios mas conseguiram pegar logo a seguir. Podia ter sido melhor, mas não foi mau". Esclareça-se que isto, dito por aquele homem, "não é mau".

O que me interessa é que a malta gostou, nós gostámos, e toda a gente ficou contente.

Digo-vos: este coro vai fazer dois anos em Outubro; estamos no princípio, portanto; preparem-se, pois o Coral Paradoxal, vai dar que falar!

Vá lá, Gonçalo, o maestro gravou aquilo. Põe o filmezito na net, que eu depois deixo aqui um link.

4 comentários:

Anónimo disse...

Cara senhora coralista, terei todo o gosto em colocar esse e outros videos online. Assim tenha eu acesso aos ditos, e logo poderas por um link!!! Adorei a crónica! LOL! Beijocas, Gonçalo

tcl disse...

ok, esperemos então pelo acesso aos ditos...

Braza disse...

olha lá, um concerto dos Rolling Stones é mais parado que o nosso na Josefa, mas de certeza

tcl disse...

é, não é, B?
eu também acho, mas nem quis dizer com medo que pensassem que eu exagerava...
beijos para o colega do lado :-)