junho 08, 2007

dedicatórias

Arrumações, estantes dum lado para o outro, limpar e voltar a alinhar os livros nas prateleiras, folheio "Tieta do Agreste" de Jorge Amado e dou com esta dedicatória:

No encerramento da fase propedêutica

Querida Teresa:

Se um prosaico quilo de "bife" custa, neste ano da graça de 1979, 280$00, o preço deste livro - tão ou mais necessário do que o bife para pessoas como tu - pode considerar-se baratíssimo.

E mesmo que o não fosse; e mesmo que, para oferecer-to neste dia em que nos dás mais uma grande alegria, eu tivesse de prescindir de bifes por largo tempo, eu oferecer-to-ia do mesmo modo.

Ficará na tua estante à espera de teus filhos que por ele um dia saberão do orgulho de um Pai, grato por ser o teu.

Sinto um nó na garganta e duas lágrimas escorrem-me pela face, deixando duas linhas limpas de pó. Bolas, pai, sinto-me zangada contigo. Porque partiste tão cedo? Sabes que me fazes falta? Fazes-me falta quando eras assim, antes de teres desistido de viver e de não teres lutado contra a tristeza que te fechou em casa e dentro de ti próprio, deixando caminho aberto para os AVC's, a arteroesclerose e as outras porcarias que ficaram nos relatórios médicos.

Ainda não consegui que o J se interessasse por Jorge Amado, mas vou continuar a tentar.

Como nós (há genes que são mesmo bons), o rapaz é um leitor, só que ainda não chegou o dia dele gostar deste escritor que eu amo e tu amavas. A seu tempo, como tudo na vida, eu sei que ele também o vai amar.

3 comentários:

Di Napoli disse...

Acho que, bem vistas as coisas, o teu Pai não só não partiu, como nunca partirá, não é? Estará sempre aí dentro, acompanhado de uma Saudade imensa, de um tamanho apenas superado pelo do Amor que por ele sentias e que sempre sentirás!
Que linda dedicatória, essa!
E não te preocupes: o Jorge Amado vai "aparecer", mais cedo ou mais tarde. :)
Beijos!

gir@f disse...

Os que amamos estão sempre vivos em nós. é facil falar eu sei, mas as pessoas valem muito mais que um corpo físico. essa dedicatória é um bom exemplo disso, sabes o quanto és sortuda de a ter?
:)
Bjokas

José Pedro Viegas disse...

E sabes o preço de estares agora a reler essa dedicatória ?
Pois é... não tem preço!

E será desses momentos, simples mas marcantes,gestos que ficam e calam a nossa voz e entorpecem o corpo, afagam a alma e produzem tonturas, que recordamos e a que damos valor.
E são esses, aqueles a que, em determinado momento pouco valor demos que mais tarde nos abanam e fazem recordar com saudade imensa.