janeiro 30, 2009

caetano. chico também. mas, caetano

Encontrei este vídeo na vieira do mar e não resisti a colocá-lo aqui.

Adoro o Caetano. Agora também, mas mais ainda quando era assim novinho e hippie como neste filme. Estas duas músicas estão para mim bem mais ligadas à Maria Bethânia, às versões que ela canta no Drama - 3º ato, disco que ouvi até à exaustão quando tinha uns 16 anos e que recuperei mais recentemente em mp3, um must, com textos e poemas declamados pela baiana na sua voz quente e doce.

Mas gosto destas também. E gosto sobretudo do sorriso do Caetano (adoro sorrisos) e encantam-me os trinados que tem na voz de quando em vez.



Fica a letra de Tatuagem, do Chico, para quem quiser relembrar enquanto ouve.

Quero ficar no teu corpo
Feito tatuagem
Que é prá te dar coragem
Prá seguir viagem
Quando a noite vem...

E também prá me perpetuar
Em tua escrava
Que você pega, esfrega
Nega, mas não lava...

Quero brincar no teu corpo
Feito bailarina
Que logo se alucina
Salta e te ilumina
Quando a noite vem...

E nos músculos exaustos
Do teu braço
Repousar frouxa, murcha
Farta, morta de cansaço...

Quero pesar feito cruz
Nas tuas costas
Que te retalha em postas
Mas no fundo gostas
Quando a noite vem...

Quero ser a cicatriz
Risonha e corrosiva
Marcada a frio
A ferro e fogo
Em carne viva...

Corações de mãe, arpões
Sereias e serpentes
Que te rabiscam
O corpo todo
Mas não sentes...



4 comentários:

Artur disse...

A mim parece-me que o Caetano tinha acabado de fumar umas coisas que o fazem rir. Eu prefiro o Caetano mais velho, estranho o fato e a gravata mas a voz mais madura favorece-o. Mas, e é um grande MAS, há um album que revejo vezes sem fim: "Caetano e Chico Juntos e ao Vivo". A história é esta:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caetano_e_Chico_juntos_e_ao_vivo
"Diz que deu, diz que dá, diz que deus dará."
Deus não sei, mas o Caetano e o Chico...

tcl disse...

obrigada pelo comentári Artur. Irei ver esse link. e tenho esse disco, claro! mas, falas em ver...dvd do concerto? isso não conheço, mas tenho pena...

Artur disse...

"Rever" foi forma de expressão. Não deve haver DVD, além do que o concerto foi em 72.
O disco é mesmo muito bom, não é? Até a passagem do "Você não entende nada" para o "Cotidiano": Todo o dia ela faz tudo sempre igual...
Mas quem tem de agradecer sou eu, pelo post. Vou aproveitar e roubar-te a letra da Tatuagem. ´Brigado!

Livro de Autor disse...

Como você, Teresa, também adoro o Caetano. Há o Chico, há o Milton, havia o Tom, mas o Caetano sempre foi e é, para mim, genial; em letra, em música, em estilo, em presença. Só não tenho muita paciência com ele nas entrevistas...

Agora o Chico, no começo desse vídeo, tá completamente bebum: mal consegue articular as palavras (hahaha). Até me surpreendi por ele ter conseguido tocar o violão direitinho, e mesmo cantar!

Músicas e letras maravilhosas. Grande seleção a sua.
beijocas