junho 08, 2008

nomes outra vez

Lembram-se de eu ter falado do anão tareco?

Pois agora dei com os outros, os que têm a mínima noção de marketing. A loja é velha e não tem grande aspecto. Mas quem resiste à "Colchoaria OÓ"? E à referência "camas para bebé" ou aos "preços de fábrica"? Irresistível. O "oó" remete-nos para o aconchego do colinho da mamã quando éramos pequeninos, as "camas para bebé" fazem pensar em quartos com nuvenzinhas brancas pintadas numa parede azul, no tlimtlimtlim das caixinhas de música e na luz velada por cortinas com ursinhos. E tudo isto a preços de revenda. Os colchões podem ser de suma-pau, mas a "Colchoaria OÓ" terá sempre a minha preferência.

Outro bom exemplo é a "Kamakura - Massagens/Terapias". Kamakura faz lembrar kama-sutra o que apela, inevitavelmente, à libido de cada um o que é sempre um factor a ter em consideração quando se quer promover uma actividade comercial. Lê-se aquele nome e pensa-se logo em coisas menos próprias. Por outro lado, para que não fujamos, convencidos de que nos estão mas é a propôr massagens em locais mais íntimos do nosso corpo, a palavra "terapias" introduz um ar sério ao negócio. "Terapia" é coisa de médico ou, no mínimo de terapeuta. Depois, em "kamakura" temos as palavras "cama" e "cura". A cama que cura! Fantástico!

5 comentários:

Sofia K. disse...

Andaste a passear na Rua de São Bento?

beijinhos

tcl disse...

:))

Anónimo disse...

Havia uma empresa de melodias para elevadores e músicas de espera em telefones que se chamava "tcha tcha tcha". Nos meus tempos de adolescente, eu ligava para lá só para ouvir a coitada da recepcionista dizer, de mau humor, "tcha tcha tcha bom dia?"

Ridiculo (ela e eu, claro)

tcl disse...

já não existe? eu também gostava de ouvir...

miak disse...

Uma vez vi um letreiro que dizia assim:

Espingardaria "O Lince Ibérico".

Que lindo exemplo de protecção da natureza.