agosto 20, 2009

banho de lua



Em conversas de luas e luares, aconteceu-me ontem recordar este banho de lua de Celly Campello que estava perdido lá nos confins da memória da minha infância.

Esta música estava no top bem no início dos anos 60 e fazia parte da reduzida discografia do meu irmão, uma ou duas dúzias de discos de vinil dos pequenos, com duas músicas cada um, de forma que ele os ouvia vezes sem conta no pick-up lá de casa.

Anos mais tarde, quando eu própria comecei a interessar-me por música e a coscuvilhar os pertences do mano, encontrei o "banho de lua / estúpido cupido" de capa já gasta e coberta com o pó que ganham as coisas onde não se mexe por muito tempo.

Curiosa foi a reacção da minha mãe que, quando eu coloquei a agulha sobre o disco e a Celly Campello começou a tomar o seu banho de lua na sala de estar, teve um ataque de nervos e mandou-me parar com aquilo imediatamente. Obedeci, sem perceber o que tinha a minha mãe contra os primórdios do rock brasileiro, que a fazia ficar tão irritada.

E a razão era simples. Tal como algumas grávidas desenvolvem súbitos desejos de cerejas em pleno inverno, ou não suportam o cheiro das margaridas, outras, caso da minha mãe, ganham repulsa a músicas. Não conheço mais casos, mas a minha mãe é uma pessoa original. Ao que contam, o mano, então com 10 ou 11 anos, tomava banho de lua com a Celly umas dezenas de vezes por dia enquanto a minha mãe docemente me gerava no seu ventre, até ao ponto de a pobre senhora, outros 10 ou 11 anos passados, continuar a não suportar estes banhos.

Enfim, em mim não produziu o mesmo efeito e, quando alguma imposição maternal ia contra as minhas vontades, punha o banho de lua bem alto e fugia.

2 comentários:

DIABINHOSFORA disse...

Espectáculo! Já não me lembrava desta música e tantas vezes a ouvi em miuda!

Teresa disse...

Não conhecia o Banho de Lua. Já o Estúpido Cipido é um original de Paul Anmka que vendeu milhões.

Iato fez-me lembrar duas músicas. A primeira deu-me muiiiiiiiiiito trabalho a descobrir, não sabia o título nem quem cantava. Cheguei lá, que ão sou de desistir com facilidade: Ângela Maria - Garota Solitária:

http://www.hotlinkfiles.com/files/2759732_glwjk/_ngelaMaria-GarotaSolit__ria.mp3

A segunda é da grande Nara Leão, e acho-a um encanto:

http://www.hotlinkfiles.com/files/2759734_h49sv/NaraLe__o-Odeon.mp3

P.S. Já consegui passar a barreira dos 700 no Pathwords, mas continuo atrás do Eskisito.