maio 25, 2007

qu'é delas, as lojitas de discos?

Irrita-me ter de ir à FNAC para comprar um simples disquito.

Atente-se que eu até gosto da FNAC. Gosto da abundância de livros, de me perder pelos escaparates, mirar as novidades, as promoções, encontar aquelas bandas desenhadas que não há em mais sítio nenhum, pôr os auscultadores e ouvir os cd's que estão a tocar e descobrir, "olha, que coisa gira!", e por aí.

Mas gosto de fazer isto quando tenho tempo, quando estou para aí virada.

Sim, porque se eu quiser comprar um determinado livro rapidamente, sem andar a bisbilhotar as prateleiras, tenho muitos sítios perto de casa onde ir. Felizmente, as livrarias têm resistido heroicamente ao monopólio da FNAC. O mesmo não se passou com as discotecas. Já viram que fechou tudo? Nas Amoreiras havia, que me lembre, 3 discotecas. Na Av. de Roma outras 3. Em Campo de Ourique, duas. Em qualquer centro comercial manhoso havia uma discoteca. Fora o Bairro Alto, que mantém, que eu saiba, uma loja de cd's com música alternativa, nada, népias, niente, pelo menos nas zonas onde me movimento regularmente.

Assim, quando quero comprar um miserável cd, ou vou à FNAC ou tento o supermercado. Como sou talvez um pouco careta, raramente encontro a música de que gosto ao lado das hortaliças.

Detesto monopólios. Vou deixar de comprar cd's. Quem é que me grava o...

Bom, deixem lá.

4 comentários:

Di Napoli disse...

Como eu te compreendo! Aqui não há muito tempo, escrevi umas coisas exactamente sobre isso.
E é por estas e por outras que acho que ainda somos um país assim um bocado a atirar para o sub-desenvolvido...

gir@f disse...

...se ouvisses a floribela (acho que a moça canta) ou o descendente do Carreira (cujo nome não me lembro) aposto que estavam ao lado dos morangos...não?
;)

Anónimo disse...

gilsonlopes wrote on May 25
Olá, se me permite opinar, a Fnac disponibiliza na Internet todo o seu acervo. Não é preciso estar á procura. Além do que, a Fnac é infinitamente mais barata do que as antigas discotecas. O sistema disperso de distribuição só ajuda a agravar os valores dos cds. Mas se o que não gosta é de ter de ir a um centro comercial para comprar um CD, pode comodamente comprá-lo e recebê-lo, já, neste computador no qual está a ler agora, basta criar uma conta no iTunes, entrar na iTunes Store e comprar o que quiser. Desde que eu descobri o iTunes, nunca mais comprei um CD na Fnac, que para mim, ficou reservada apenas para comprar DVDs ou livros.
O fim das discotecas foi o preço pago para baixar o valor dos Cds. no iTunes, cada CD custa em média EUR 9,99, é ainda mais barato do que na Fnac e permite divagar e procurar as novidades pela "loja", além de possibilitar ouvir um excerto da música.

tcl disse...

teresa wrote on Jun 2
obrigada pela dica, Gilson. é que eu sou ainda uma adepta do comércio tradicional, sabe? gosto de mexer nas coisas, de mirar, de senti-las nas minhas mãos...