junho 01, 2009

malta com cursos superiores e tal

Uma pérola na minha caixa do correio:

"Aguardo o seu contacto para combinar-mos uma data para uma reunião no sentido de acertar-mos a metodologia de trabalho e assentar-mos ideias quanto às obrigações contratuais do serviço promotor/executor."

Que giro. Agora vamos escrever isto de novo como se falássemos (perdão, falásse-mos) de outros usando a terceira pessoa do plural.

"Aguardo o seu contacto para eles combinar-em uma data para uma reunião no sentido de acertar-em a metodologia de trabalho e assentar-em ideias quanto às obrigações contratuais do serviço promotor/executor."

Não faz muito sentido mas fica fixe. Experimentemos (ou experimente-mos, espera, esta tem de levar assento circunflexo, quando não parece que peço a alguém que experimente os meus sapatos; pois experimetê-mos) com a segunda pessoa do singular:

"Aguardo o teu contacto para combinar-es uma data para uma reunião no sentido de acertar-es a metodologia de trabalho e assentar-es ideias quanto às obrigações contratuais do serviço promotor/executor."

Esta ortografia é engraçada e nova mas, para além de gastar tinta desnecessária com os tracinhos, pode gerar alguns equívocos como por exemplo se alguém escrever:

"Ao comer-mos paga-mos".

Não há pachorra. Mesmo.


5 comentários:

ze sc disse...

O testo está fracote. Mas é senpre de saodar o teu regreço... Já lá hia mais de uma semana. ;)

tcl disse...

ok ok, mas a piadola final nem é má...

ze sc disse...

É... Não percebi à primeira. Mas o burro sou eu!...

Pedro disse...

nunca percebi como é que a malta acha que tem que colocar o - nesses casos... mas o burro sou eu :-) e o teu post está muito didáctico, vai fazer mossa, vai virar moda, forma de escrita, ai vai vai; como eu sou burro, nem penses que me vou dar ao trabalho de aprender a nova forma que propões! :-)

tcl disse...

a malta acha porque não percebe nada de nada, nem se dá ao trabalho de interiorizar algumas coisas simples como a diferença entre conjugar um verbo no infinitivo pessoal ou no futuro do conjuntivo e a utilização de pronomes pessoais no imperativo. Dito assim parece complicado porque tem muitos palavrões de gramática, não é? Mas eu também não os sei sem ir pesquisar, já não me lembro e o meu negócio não são as letras. É mesmo só perceber como funciona a língua que se utiliza e a malta não percebe...