maio 18, 2009

ws dg* #1

Comecei há uma semana e tal um workshop de diário gráfico, a ver se me organizo com os bonecos que deixo onde calha e se aprendo mais qualquer coisa. Algo como colorir, enquadrar, compôr, olhar, sentir, registar. E alguns truques. E algumas ideias. E mais o que houver.

1ª sessão. Entre outras propostas de trabalho esta: Iniciar o diário gráfico (já estava iniciado, mas iniciei-o de novo)com um registo que tenha algo de nós e uma mensagem que nos traga o diário de volta se tivermos a ideia tonta de o perdermos. Saíu isto assim:


2ª sessão. Proposta: ir para a rua (aqui o conceito é um pouco estrito pois sendo o workshop à noite, restam-nos os cafés da zona)registar uma ou duas cenas, regressar e colorir. A cena deve evidenciar um 1º plano, um plano intermédio e um de fundo e a aplicação da côr deve potenciar a diferença de planos. Com as dicas, muito úteis, fiquei a saber que os contrastes de claro escuro devem ser maiores no primeiro plano bem como o desenho mais pormenorizado. dito assim parece óbvio, mas às vezes se não ouvimos o óbvio, não damos por ele. E uma das cenas que fiz foi esta:


Estou a gostar deste workshop, estou pois.

*workshop de diário gráfico

8 comentários:

Insano disse...

Very cool drawings!!!!!

tcl disse...

:-)
thanks. mas sinto-os ainda tão rígidos... quando a mão tão solta que me agradem MESMO? espero que um dia...

Anónimo disse...

por este caminho ... um dia vai chegar cedo!
silvia

Mad disse...

Também quero. Onde, quando, a que horas, quanto?

Avisa-me destas coisas, a sério :)

Mad disse...

Eu disse adorei o primeiro? O segundo também, mas o primeiro é fantástico, dá vontade de te devolver o caderno só para ver o que tens mais :)

tcl disse...

Mad, agora já era... este workshop são 5 sessões e caminhamos para a 3ª... havendo outros aviso-te :-)

Sofia K. disse...

eu já te disse que tens de me dar um desenho teu??? Adoro, eu que nem para rabiscos tenho jeito! Faço anos para o mês que vem, se bem que desta vez não há sardinhas porque vou jantar com o Elton John! ;-)

beijinhos

tcl disse...

vamos ver se tenho algo oferecível... Já vai fazer um ano que estivemos nas sardinhas? céus...